Educação Vicentina 2018 – “Conectando Relações”

Educação Vicentina 2018 – “Conectando Relações”

As Instituições Educativas da Província de Curitiba assumem para o ano de 2018 o projeto pedagógico-pastoral “Conectando Relações”. Em sintonia com os princípios filosóficos da Educação Vicentina, o projeto reúne numa reflexão comum os elementos pedagógicos e pastorais que integram a identidade confessional da proposta educativa vicentina.

Em continuidade e aprofundamento dos projetos desenvolvidos nos anos anteriores, o “Conectando Relações” surge de um processo de escuta às realidades locais em torno de temáticas pertinentes de serem abordadas na ação educativa. Fundamenta-se na missão singular que a escola tem em torno da educação para as relações, em todos os âmbitos e interfaces que estas aconteçam. Objetiva, assim, refletir sobre as diferentes dimensões e interfaces das relações humanas e suas diferentes ambiências, a fim de qualificá-las junto à comunidade educativa e a partir dela.

Na interlocução entre a pessoalidade e a virtualidade que acompanham as relações hoje, o projeto assume como inspiração bíblico-teológica a perícope bíblica de Colossenses 3, 14 – “Acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo perfeito”. Pautada na compreensão de caridade constitutiva do carisma vicentino, esta passagem traduz o caminho e o horizonte que integram as relações, potencializadas e ampliadas pela técnica, mas nunca substitutiva do encontro humano.

A identidade visual e temática do projeto é permeada de simbologias e referências que auxiliam na abordagem reflexiva do tema e que se apresenta por meio de um itinerário progressivo. O verbo no gerúndio e substantivo no plural indicam uma ação que está em curso e que é prolongada no tempo – “Conectando Relações”. Ilustrado com fragmentos de obras de poetisas, os subtemas mensais são orientados por um verbo no infinitivo indicando uma ação/atitude a ser feita, sendo este interligados entre si e sugerindo uma sequência lógica para a dinâmica das relações.

Presentes na ilustração da Agenda Escolar Vicentina 2018, os formatos, cores e layouts próprios visam uma melhor assimilação didática dos conteúdos que acompanham o desenvolvimento do ano letivo. Integrando elementos da comunicação verbal (balões) e virtual (letra “C” do slogan em formato de entrada USB e fundo), a identidade visual apresenta a comunicação como dimensão fundamental nas relações. Mais que um procedimento técnico/tecnológico, a conexão é a percepção da existência de do/a outro/a, do mundo, e a disposição de estabelecer vínculos com esta realidade. A integração dos elementos também evidencia que as diferentes modalidades de comunicação/relação não se excluem, mas se complementam; o mundo virtual não é adversário do mundo real, mas necessita deste último para uma lúcida percepção da existência.

Como projeto comum, o “Conectando Relações” é igualmente uma expressão de unidade pastoral entre os Colégios, Escolas e Centros de Educação Infantil que integram a Educação Vicentina na Província de Curitiba. Acompanhadas das atividades próprias de cada realidade local para a dinamização do projeto, a ação comum em prol da Casa de Acolhida São José a ser lançada em 03 de abril – Dia da Educação Vicentina - constitui-se no gesto concreto e solidário assumido conjuntamente. Esta ação representa a conexão de nossas relações com os/as mais empobrecidos/as, os/as quais estão no coração do Evangelho e do carisma legado por Luísa de Marillac e Vicente de Paulo.

Entre os subsídios organizados pela Equipe Provincial da Pastoral Escolar Vicentina, um vídeo institucional apresenta de forma sintética os principais elementos do projeto.

Pastoral Escolar Vicentina – Província de Curitiba