O sono e a Educação Infantil

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A Educação Infantil atende crianças de zero a cinco anos de idade, e nesta faixa etária existem aspectos importantes de serem considerados na organização e no planejamento do momento do sono, principalmente para as crianças permanecem 12 horas diárias nas instituições.

     A indicação de que as crianças sentem necessidade de dormir durante o dia não significa que todas devem dormir no mesmo horário e que têm o mesmo tempo de sono. Algumas precisam dormir de uma a duas horas, outras necessitam somente de momentos de descanso, relaxamento, um pequeno cochilo, e há ainda as que não dormem. Para não incorrer no equívoco de fazer todas dormirem ao mesmo tempo e independente da necessidade, é que se deve considerar a rotina e a organização do sono das crianças em seu convívio familiar.

     É preciso que cada instituição preveja propostas concomitantes para atender as crianças que querem dormir ou descansar, bem como para aquelas que não dormem. Também vale ressaltar que as crianças podem apresentar alterações ao longo do ano, diminuindo o tempo de sono, parando de dormir durante o dia, ou, ainda, no caso das que não dormem por alguma mudança na rotina familiar sentirem vontade de dormir um dia ou outro. Essas questões exigem atenção e flexibilidade dos profissionais frente ao que manifestam as crianças.

     Também cabe lembrar que o sono, como qualquer outro tema que faz parte do dia-a-dia da Educação Infantil, não pode ser vinculado à punição, chantagem ou gratificação. A criança deve dormir ou ficar acordada porque sente vontade para tal e não porque depois irá ou não brincar no parque, irá ou não lanchar, irá ou não assistir a um filme, irá ou não desenhar ou pintar. Para que a organização das propostas para as crianças que dormem, as que querem descansar e as que não dormem melhor atendam às suas necessidades, é fundamental o empenho de todos os profissionais da instituição e não somente de um ou dois com ações isoladas. Um trabalho bem planejado ganha efetividade, se houver o compromisso de todos na sua realização.

Preparação do ambiente que irá abrigar os que estão com sono:

1. Para a preparação do sono pode ser utilizada música suave em baixo volume (clássica, instrumental, sons da natureza, cantigas de ninar), que tenha efeito relaxante. No entanto, o aparelho deve ser desligado enquanto as crianças estiverem dormindo. Não devem ser usadas rádios com estações abertas, nem as TVs, nesses momentos.

2. A sala para o sono não deve ser escura, precisa de luz indireta de modo que as crianças diferenciem o sono da tarde do sono noturno. Isso permite que elas não durmam demais, ficando sem sono à noite, além de garantir a visualização de toda a sala quando acordam, evitando acidentes.

3.As janelas devem ficar abertas para favorecer a circulação do ar.

4.As crianças podem dormir com objetos trazidos de casa ou da instituição, se isto as deixar mais seguras. No entanto, o uso de chupetas ou do dedo pelas crianças deve ser aos poucos abandonado, com incentivo dos professores em parceria com as famílias.

5.Para as crianças que não dormem as salas ou outros espaços da instituição devem ser organizados com propostas planejadas, incluindo espaço para relaxamento, com colchonetes, tapetes e almofadas. Também deve haver brinquedos como jogos de memória, quebra-cabeça, dominós, blocos de montar e serem realizadas brincadeiras, leitura de histórias, entre outras.

6.Tanto as salas com crianças que estejam dormindo, quanto às salas com crianças que estejam acordadas devem ter um profissional da educação coordenando as propostas e ações das crianças.

7.Realizar entrevista com as famílias, para conhecer os hábitos de dormir da criança, seu estado de saúde, os horários de sono, hábitos alimentares, entre outros.

 

 

 

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