Projeto de Vida 2019

Fale Conosco

Como Educação Vicentina assumimos para 2019 a temática Projeto de Vida como motivadora de nossos processos educacionais, de nosso jeito vicentino de educar. A expressão, que integra o slogan institucional, nos remete à experiência de maturação e significação da existência, e abrange todas as dimensões da vida pessoal e coletiva. Neste movimento estão envolvidas nossas identidades, as relações que tecemos, os contextos em que estamos inseridos, nossas pertenças culturais e religiosas. Falamos, assim, do Projeto de Vida como um exercício aprendente, um itinerário permanente de descobertas e escolhas. Falamos de um processo educativo por excelência.

A identidade visual do projeto nos apresenta dois componentes principais: um carimbo em formato circular, tendo ao centro a logomarca da Educação Vicentina e a inscrição “Projeto de Vida”, e as frases em formato de lettring contendo as ênfases temáticas. Registrado em tom grafite, o carimbo comunica nossa compreensão de Projeto de Vida como a marca que imprimimos no mundo, a singularidade de nossa existência. Seus traços abertos e incompletos traduzem o movimento de busca e crescimento permanentes que caracterizam nossas trajetórias existenciais, cuja vivacidade está representada na cor vermelha da inscrição que dá nome ao projeto. A logomarca ao centro traduz um compromisso da Educação Vicentina: contribuir para a construção de Projetos de Vida integrados e dinâmicos.

As frases que acompanham o carimbo explicitam as razões de nosso compromisso ativo com o Projeto de Vida de nossos/as educandos/as. O conjunto artístico composto por fontes e formatos diferenciados traduzem a diversidade que acompanha esse processo, e a dimensão estética, lúdica e celebrativa da existência.

O vínculo existente entre a temática assumida e a proposta pedagógica da Educação Vicentina se dá no entendimento do conceito de projeto de vida, traduzida nas expressões orientadoras que acompanham este lema: educar para a vida -  educar para ser -  porque viver é dom - porque viver é ação.

Descritas na lógica de um objetivo (o que e para que), elas estão conectadas com nossa proposta pedagógica e dialogam com nossos referenciais teológico-pastorais e vicentinos.

• Educar para a vida

Uma educação para a vida não é ponto de chegada de planos de ensino e conteúdos programáticos, mas é o movimento criativo e integrado entre o ontem, o hoje e o amanhã como momentos singulares de uma mesma existência, seja ela pessoal ou coletiva. O que aprendemos precisa fazer sentido para nosso viver!

• Educar para ser

A pessoa, o sujeito aprendente tem prioridade em relação às estruturas e métodos educativos, os quais precisam estar orientados para essa referencialidade do humano. Todo empenho pedagógico-pastoral não está subordinado a uma meta de competência profissional e resultados de sucesso. A educação é mediadora de experiências de sentido e um caminho oportuno para o encontro da pessoa com sua identidade mais profunda e verdadeira.

• Porque viver é dom

Aprender e ensinar são uma aventura prazerosa, celebrativa, lúdica. É dádiva, presente, graça; é a presença e ação amorosa de Deus na história, em nós e através de nós, no exercício humano de aprimorar-se. Uma educação que converge para a vida permite intuir e contemplar o belo no cotidiano, na diversidade que nos cerca, nos caminhos que assumimos.

• Porque viver é ação

Nossos projetos de vida não são conceitos abstratos, mas envolvem nossas forças humanas, intelectuais, técnicas, afetivas, espirituais. Nossa irrenunciável cooperação na construção de um mundo melhor, e de relações que sonhamos e projetamos comporta posturas proativas frente a própria existência, que perpassa elementos como a escolha profissional, as prioridades e valores pessoais, a criticidade propositiva diante da conjuntura de mundo e sociedade, o uso responsável dos recursos da Terra, a sustentabilidade das relações.

A passagem bíblica “Onde estiver o teu tesouro, ali também estará o teu coração” (Mt 6, 21) é a iluminação bíblico-teológica do projeto. Extraída do Evangelho de Mateus se situa no contexto do chamado Discurso Evangélico, comumente conhecido como Sermão da Montanha. Nele Jesus expõe às multidões o espírito que compõe o Reino de Deus. Entre os ensinamentos que comunica, o Mestre nos convida a optar por tesouros que permanecem, que se eternizam; é neles que somos chamados/as a depositar o nosso coração.

No sentido bíblico o coração é entendido como o lugar das decisões de uma pessoa, o centro principal da atividade emocional do corpo, o símbolo que designa o caráter, a personalidade de alguém.

O coração é igualmente o ponto de encontro de nossa reflexão sobre Projeto de Vida. Este pode ser traduzido como nosso tesouro por excelência, a síntese de nossas opções fundamentais, a experiência sagrada de nossa história tecida na acolhida da vida como dom de Deus e tarefa de amor. Nas diferentes etapas de nossa existência, o processo educativo é uma experiência do coração à medida que nos possibilita intuir e assumir esses tesouros que carregamos, expressão da beleza de nosso ser, agir e conviver no mundo.

Saiba mais! Acesse http://www.provinciacuritiba.com.br/educacao/publicacoes-e-projetos/projeto-de-vida-2019/81

Acompanhe e interaja com o projeto! @pev_curitiba (Instagram) @pastoralescolarvicentina (Facebook)