Aconteceu nos 1º e 02 de agosto de 2019, o Encontro Provincial de Direções, Equipes Pedagógicas e Pastoral. Realizado na Casa Provincial Medalha Milagrosa, o evento reuniu Irmãs e educadores/as de dezessete Instituições Educativas da Província de Curitiba e teve como tema orientador Educação Vicentina: memória, identidade e horizontes.
A escolha da temática foi orientada pelos movimentos que estão sendo assumidos pela Educação Vicentina no processo de realinhamento institucional e renovação dos documentos normativos – Pedagogia Vicentina, Proposta Pedagógica Curricular e Regimento – em sintonia com os referenciais nacionais da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), e referencial curricular dos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Iniciado no segundo semestre de 2018, o processo tem motivado um envolvimento crescente da Comunidade Educativa Vicentina, propondo-se a gerar uma mobilização ativa que tenha repercussão eficaz na aplicação e revisão permanente dos conceitos e práticas assumidos. A compreensão do projeto educativo na lógica de Comunidade Aprendente, que foi tematizada em palestra pelo Prof. Dr. Rogério Ferraz, diretor pedagógico do Colégio Vicentino Santa Cecília, de Porto Alegre/RS, direcionou e interligou os momentos.
Nessa perspectiva, o encontro possibilitou a socialização e diálogo a partir dos textos já organizados, especialmente o primeiro volume que apresenta a Pedagogia Vicentina. Há nessa produção um caráter de originalidade, pois intui, sistematiza e articula os elementos que constituem o que se tem chamado de Jeito Vicentino de Educar. Trata-se de “um caminho de diálogo aberto, plural, participativo e de corresponsabilização de toda a Comunidade Educativa para a concretização da Rede Vicentina de Educação”, infere o Prof. Dr. Flávio Fernando de Souza, consultor educacional que tem atuado ativamente na mobilização, sistematização e acompanhamento desse processo.
O contato e estudo com os referenciais conceituais e metodológicos compreendeu um ponto forte do encontro. Dentre as reflexões construídas, Kelem Marcarini, coordenadora da Pastoral Escolar Vicentina do Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças, de Pato Branco/PR, destaca a referencialidade do estudante e do humano na ação educativa, “nos preocupando com uma educação integral, ressignificando espaços e metodologias que transformem o conteúdo em desenvolvimento de habilidades, competências, caráter e cidadania, com o nosso jeito próprio de ensinar, educar e promover vida”.
Em torno desse projeto comum, busca-se o fortalecimento da atuação em rede, no horizonte da visão da Educação Vicentina, que é a inovação e qualificação dos processos educacionais, e em sintonia com a reflexão educacional contemporânea. Para as coordenadoras pedagógicas do Instituto Santa Luzia, de Porto Alegre/RS, Rosaura Santos Pastorini e Rosângela Centuário, o encontro foi uma “ampla oportunidade de reflexão quanto ao verdadeiro papel vicentino no contexto social, histórico e político neste tempo”, com destaque à importância do trabalho conjunto entre as Instituições Educativas da Rede, em vista da consolidação deste empenho conjunto.
A memória celebrativa das origens foi um marco prospectivo, de modo que o “encontro abriu novos horizontes de uma real Educação Vicentina, imbuída da fonte, da coragem e da humildade das primeiras Irmãs”, agregando “momentos de reflexão e interiorização motivacionais a respeito de nossa prática educativa, que nos impulsionaram a alçar voos rumo a grandes inovações”, como expressa Irmã Rosa Sartori, diretora da Escola Vicentina Santa Ana, de Laranjeiras do Sul/PR.
Entre os destaques esteve a atuação ativa e integrada da Equipe Ampliada de Currículo na preparação e condução dos momentos do encontro, afirmando-se com uma instância relevante para as reflexões e articulações da ação em Rede.
Comissão Especializada de Educação – Província de Curitiba
Fotos: Irmã Suzane Tizott
Fonte da Nóticia:
http://www.provinciacuritiba.com.br/educacao/noticias_detalhes/rede-vicentina-de-educacao-realiza-encontro-de-direcoes-equipes-pedagogicas-e-pastoral/86